Avatar Meher Baba
(1894 -1969)


      Merwan Sheriar Irani, mais conhecido como Meher Baba, nasceu em Pune, na India, em 25 de Fevereiro de 1894, de pais persas. Seu pai, Sheriar Irani, pertencia à religião de Zoroaster e era um verIniciodadeiro peregrino em busca de Deus.

Merwan estudou numa escola Cristã em Pune e, mais tarde, cursou a faculdade chamada Deccan College.
.
     Em 1913, enquanto frequentava a faculdade, houve um evento importante em sua vida:  o encontro com Hazrat Babajan, uma anciã muçulmana e um dos cinco mestres perfeitos desta Era. Babajan, com um simples beijo na testa, rasgou o "véu" que escondia sua consciência divina, fazendo com que Merwan perdesse a consciência do mundo material e ficasse ciente de Seu destino altamente espiritual.

     Eventualmente, Ele foi levado a procurar um outro Mestre Perfeito chamado Upasni Maharaj, um Hindu que morava em Sakori. Nos sete anos seguintes, o Maharaj ajudou  Merwan a recuperar a consciência do mundo material, mantendo Seu conhecimento divino. Assim, Merwan alcançou a Perfeição espiritual. Sua missão espiritual começou em 1921, quando Ele atraiu para si os Seus primeiros discípulos mais íntimos. Foram esses mesmos discípulos que deram Merwan o nome de Meher Baba, que significa "Pai Misericordioso."

     Depois de anos de treinamento intensivo dos Seus discípulos, Meher Baba estabeleceu uma colônia, perto de Ahmednagar, chamada de Meherabad. Lá, o trabalho do mestre abrangia uma escola grátis, onde se acentuava o treinamento espiritual, um hospital e um dispensário grátis, como também abrigos para os pobres. Nenhuma distinção era feita entre as castas mais altas e os Intocáveis, a casta mais baixa; todos se misturavam numa camaradagem geral, através da inspiração do mestre. Ele  treinou seus discípulos de Meherabad, ensinando-os disciplina moral, Amor a Deus, compreensão espiritual e serviço altruísta.

     Meher Baba disse a seus discípulos que, a partir do dia 10 de Julho de 1925, Ele ficaria em Silêncio. Daquele dia em diante, Ele manteve Silêncio por 44 anos; até o fim de Sua existência terrena. Muitos dos Seus mensagens espirituais e ensinamentos foram ditados por meio de uma tábua pintada com as letras do alfabeto. Mais tarde, em 1954, o Mestre parou de usar essa tábua e passou a se comunicar com gestos peculiares de mão, fáceis de compreender.


     Meher Baba viajou para o Ocidente seis vezes; a primeira foi em 1931, quando Ele fez contato com seus primeiros discípulos Ocidentais. Sua última visita à América do Norte foi em 1958, quando Ele e seus discípulos ficaram no retiro espiritual, estabelecido para Seu trabalho em Myrtle Beach na Carolina do Sul nos E.U.A.

     Na India, o número de pessoas que vinham procurá-lo, em um só dia, para receber Seu Darshan, ou seja, Sua bênção, chegava aos cem mil; havia, também, pessoas que viajavam de todos os lugares do mundo para passar alguns dias, ou até mesmo um único dia, em Sua Presença.

     Um dos trabalhos importantes que Meher Baba exerceu durante toda a Sua vida foi o de fazer contato e servir, pessoalmente, centenas de "masts", ou seja, peregrinos avançados no caminho espiritual, cuja "intoxicação espiritual" alienou suas consciências do mundo material, inclusive de seus próprios corpos físicos, fazendo com que percebam somente Deus ao seu redor e nada mais. 

     Para esse trabalho, Ele viajou milhares de quilometros, por cidades e lugares remotos de toda a India e Ceylon. Outro trabalho, de vital importância, foi o de banhar os leprosos, lavar os pés de milhares de pessoas pobres e a distribuição de grãos e roupas ao necessitados.

     Meher Baba afirmava que Ele é aquele mesmo "Ancião", ou seja, Aquele que é o mais Antigo dos seres, que voltou, novamente, para libertar o homem de sua prisão de ignorância e guiá-lo a reconhecer seu próprio Eu verdadeiro, que é Deus.

     Meher Baba é reconhecido por todos os seus seguidores, do mundo todo, como o Avatar (Cristo) desta Era.
   
                                                                
Inicio    
Todos os direitos reservados. Todo material Copyright © 2008 Avatar-da-Nova-Era.com, O Avatar Meher Baba Perpetual Public Charitable Trust e Sufism Reoriented, exceto quando indicado de outra maneira
AMBKJ